Jairo Cézar


O poeta das palavras encantadas





Ele é filho de artista plástico, professor de Língua Inglesa há mais de dez anos, e além disso, é poeta, escritor de fábulas, contos repletos de magia literária , e de outros muitos sucessos que virão...



Jairo venceu o Concurso Literário Novos Escritos promovido pela Funjope em João Pessoa, e  como prêmio recebeu  a publicação do seu primeiro livro: Escritos no Ônibus,  que reúne os poemas do Escritor, que também possui um Blog de mesmo nome.




Beatriz, filha do escritor.




Ele também escreve livros encantados, consegue expressar a magia literária através das letras para crianças, como em Rapunzel e outros poemas da infância, que escreveu para Beatriz, sua filha. O livro é uma recontagem de vários contos infantis, sob a sonoridade poética perfeita para qualquer criança.






Em 2014 o escritor lançou Augusto dos Anjos em quadrinhos.onde apresenta o Poeta Augusto de uma forma inovadora para as crianças, finalmente alguém pensou em Augusto para os pequeninos. A biografia de Augusto dos Anjos é narrada de uma forma divertida e encantadora, o livro foi ilustrado por Luyse Costa. Tanto sucesso, que o escritor fechou o ano de 2014 com mais de 10 mil exemplares vendidos. Para lá de consagrado.






Além da leitura deliciosa dos livros do escritor Jairo Cézar, você ainda pode comprar cada um autografado, é só entrar em contato com o autor pelas redes sociais. Além de muito acessível, o escritor é um poço de simpatia e gentileza. Participar de seus eventos é também afagar o bom humor,  porque ele transforma toda fala em risos intensos. 




Escritor em um momento de autógrafos com Hanna, sua leitora e fã.


Apesar de todas as suas atividades, o escritor ainda encontra um tempinho para apoiar projetos sociais, como o projeto de leitura Fátima Santos que arrecada livros para o hospital do Câncer. Acompanhe aqui a entrevista que o escritor  nos concedeu,  mesmo em meio aos seus inúmeros compromissos ....



Entrevista com Jairo Cézar






1) Quando e como você se descobriu escritor?

Jairo: Aos 21anos fiz uma paródia de um poema de João Cabral. Não parei mais.



2) Não é muito fácil publicar um livro no Brasil. Como se deu o processo de publicação do seu primeiro livro?


Jairo: Sempre submeto meus livros de poemas em concursos. Já ganhei  2. O primeiro, Escritos no ônibus, foi assim. Ganhei o prêmio Novos Escritos, da Funjope.



3) Nos últimos anos, as editoras têm aberto muitas portas, para os escritores nacionais. Isso também acontece com os Escritores de Literatura? Aqueles que escreve realmente textos literários?


Jairo: Não. É muito difícil chegar á grandes editoras, sobretudo, nas do eixo Sul/Sudeste.

4) Augusto dos Anjos é um poeta profundo, e tornou-se imortal pela grandiosidade da sua poesia, conte-nos como foi a ideia de escrever Augusto dos Anjos em Quadrinhos, uma vez que até os educadores em sua maioria evitam apresentar a poesia Augustiana.

Jairo: Fui diretor do Memorial de Augusto. Lá, em meio á comunidade, onde ele nasceu, senti a necessidade de aproximá-lo das crianças. Montei uma peça em 2007. Em 2013, transformei a peça no roteiro da HQ. 

5) Aos seus olhos de poeta, diga-nos: Existe idade para aprender poesia?

Jairo: A poesia é um estado de infância, dizia Drummond. A poesia está em tudo, mas nem tudo é poesia. Não há idade para essas coisas.

6) Você já publicou poesia e também livros infantis. Conte-nos um pouco como é escrever para crianças?

Jairo: É muito gratificante. O Carinho que tenho recebido é maravilhoso. Fui aprisionado pela Literatura Infantil, não quero me libertar.


7) Sendo hoje um escritor de sucesso, vendo seus livros á venda nas maiores livrarias do País, passa na sua cabeça um filme de como foi chegar até aqui? O que você diria aos escritores iniciantes que ainda não conseguiram publicar um livro? Quando os muitos nãos prevalecem, onde buscar forças para continuar escrevendo? 

Jairo:  Ainda estou na luta. Agradeço o que já conquistei, mas minha preocupação maior é com uma sociedade leitora. O primeiro conselho é: Desista! Não há  glamour algum na atividade literária. Se , mesmo assim, a pessoa quiser seguir, digo: Siga em frente! Mas vá de olhos abertos, não deixe a vaidade tomar conta de você! Há sempre o que aprender, há sempre o que ler. Todo grande escritor, é sempre maior leitor. Por isso, Leia. O que é é e não deixará de sê-lo nunca. Se você for escritor, não importa o que digam, você não vai desistir. A literatura está no sangue. Se tirarem a palavra do escritor ele está aniquilado.

8) Dos livros que você já publicou, qual é o seu preferido? É verdade que os escritores sempre têm dentre seus livros um filho predileto? Qual seria o seu?

Jairo: Não consigo responder esta pergunta. Todos os meus livros são queridos. Talvez o Rapunzel e outros poemas da infância, pelo fato de ter sido escrito por Beatriz.


9) Atualmente as livrarias estão bem  mais movimentadas por crianças e adolescentes do que já foi anteriormente. entretanto os críticos apontam que temos muitos livros no mercado e pouquíssima qualidade literária, você acha que isso é ruim? Ler somente não é suficiente? O que conta realmente é que tipo de leitura se faz na formação do leitor?


 Jairo:  Em um país onde se lê pouco. acho que ler qualquer coisa já é lucro. A qualidade prevalece de um jeito, ou de outro. Lobato é Lobato, Cecília é Cecília, Vinícius é Vinícius. Os grandes são eternos, os ruins se perdem pelo caminho, mas até eles têm seu valor.



10) Sabemos que o Poeta augusto dos Anjos é uma referência literária para o Escritor Jairo Cézar, que outros escritores foram importantes para sua formação literária?

Jairo: Muitos. Inclusive os paraibanos. Destaco Poe, Shakespeare, e João Cabral. 

11) Conte-nos um pouco sobre os seus projetos para 2015. O que podemos esperar do Escritor Jairo Cézar para este ano?


Jairo: Aprendi a não falar de planos futuros. Já tive alguns projetos roubados. Mas publicarei um livro de poemas no segundo semestre.


12) Agora diga-nos o que representa para você, cada uma das palavras abaixo: 


a) Um letra: B

b) Uma palavra: Beatriz.

c) Uma música: Ária para corda sol_ Bach.

d) Uma cor: Azul.

e) Um sentimento: Amor.

f) Um filme: Luzes da cidade_ Chaplin.

g) Um livro: Eu, Augusto dos Anjos.

h) Um Poema: Os Doentes.

i) Uma pessoa: Minha esposa.

j) Um sonho: Viver em uma sociedade leitora.

k)  Uma frase: A mão que afaga é a mesma que apedreja.( Augusto)










































Boa Leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário